Vamos começar mais uma série aqui no Rotação Brutal. Dessa vez contaremos a historia dos mais desafiadores, belos e conhecidos circuitos que temos pelo mundo inteiro. Exemplos não faltam, como Laguna Seca, Susuka, Monaco, Le Mans entre outras. Mas para a estreia da série eu escolhi, o que para mim, é o mais difícil e fascinante circuito que já foi criado, estou falando de Nurburgring.
Todos os fanáticos por carros e automobilismo, sonham em um dia guiar um carro na pista de Nurburgring, principalmente em Nurburgring Nordschleife, um circuito que nos dias de hoje, possui nada menos do que 154 curvas que são distribuídas durante os seus 20.81 Km de comprimento. Bem, com o perdão da concordância, vamos começar do principio.
A Construção do Gigante
O circuito de Nurburgring foi construída em torno do vilarejo de Nurburg, na Alemanha. Do nome do vilarejo vem o nome da pista, Nurburg + Ring (circuito). O nascimento desse gigante se deu no ano de 1925, com o começo das obras que foram finalizadas em 1927. A construção se deu por conta de uma competição de motos que acontecia nas ruas do vilarejo. Mas algumas pessoas achavam perigoso demais os pilotos correrem naquelas ruas precárias. Então.foi sugerida a construção de um circuito exclusivo para esse evento, ai se deu o inicio das obras.
Construção em meio a floresta |
Como já havia sitado antes, em 1927, foi terminada a construção. os engenheiros que planejaram a pista, queriam que ela fosse reconhecida no mundo todo, para servir tanto de vitrine para as montadoras alemãs como para os talentosos pilotos que haviam na Alemanha, e isso deu muito certo. O antigo circuito completo de Nurburgring tinha em seu desenho 174 curvas, e a pista tinha uma largura que variava de 8 a 9 metros dependendo do setor.
Aqui faço um parenteses, para explicar as diferenças dos traçados. Quando o circuito foi construído, ele constava com um traçado de 28 Km que consistia do trecho Nordschleife (22.8 Km), mais o trecho Sudschleife (7.7 Km) - a conta não fecha pois havia um trecho de 2 Km que eram partilhados dos dois traçados - por isso haviam corridas que utilizavam apenas o traçado Norte (Nordschleife), outras apenas o traçado Sul (Sudschleife) e outras os dois trechos juntos.
Nos dias de hoje o traçado Sul não existe mais, isso por conta da segunda guerra mundial, com os inúmeros bombardeios na Alemanha o circuito sofreu muito. Varias partes precisaram ser reformadas, o que acabou deixando o lado Sul meio abandonado, pois ele não era mais usado para grandes competições, até que acabou sendo esquecido com o tempo.
O Pesadelo dos Pilotos
Como acabei de falar, após a segunda guerra mundial (durante a guerra o circuito não foi usado) foram feitas reformas para a reconstrução de Nurburgring. Isso fez com que em 1947 o GP de Formula 1 da Alemanha fosse disputado em Nurburgring Nordschleife, grandes pilotos venceram provas lá, como Jim Clark, Alberto Ascari, Juan Manoel Fangio, Jackie Stewart - que apelidou Nurburgring de Inferno Verde - entre outros pilotos da época
Sim, isso é o Inferno Verde! |
Em 1957 foi disputada a primeira prova de 1000 Km de Nurburgring, corrida que ocorreu em Nordschleife. Era a primeira prova de longa duração do circuito. E mais tarde, em 1970, aconteceu a primeira prova de 24hrs de Nurburgring, para carros de turismo.
Em 1960 foram feitas mudanças de traçado pensando nas corridas de Formula 1 que aconteciam ali. E em 1970, após a morte de Piers Courage em uma das corridas da temporada, os pilotos exigiram que houvessem mudanças drásticas que melhorassem a segurança nas provas, caso contrario não correriam em Nurburgring aquele ano. Como ão havia tempo hábil para as mudanças antes da prova, o GP da Alemanha foi transferido para Hockenheimring até que as mudanças fossem feitas.
Nurburgring Nordschleife aonde ocorria o GP da Formula 1 |
Em 1971 após as mudanças feitas, a Formula 1 voltava a Nurburgring Nordschleife. GP que ocorreu até o ano de 1976. Nesse ano os pilotos exigiam cada vez mais mudanças no circuito por causa da segurança. O piloto Niki Lauda, que era o atual campeão Mundial, fez uma reunião com os demais pilotos e sugeriu que eles boicotassem a prova daquele ano, por falta de segurança no circuito. Os pilotos não aderiram a ideia e a corrida acabou acontecendo.
Uma decisão muito infeliz, pois naquela prova, Niki Lauda perdeu o controle de sua Ferrari e acabou batendo em um guard-rail. Seu carro foi destruído e acabou pegando fogo. Lauda ficou preso ao carro e após alguns segundos de tensão, foi resgatado por outros pilotos que pararam para ajuda-lo, mas Lauda sofreu queimaduras pelo corpo, e principalmente no rosto. O que poderia ter se tornado uma tragedia, foi um aviso, e todos entenderam. A partir daquele ano o GP de Formula 1 nunca mais foi disputado no traçado de Nordschleife. Depois disso o GP da Alemanha foi novamente transferido para Hockenheimring.
O Novo Traçado
Em 1981 começou outra reforma no circuito. Dessa vez estava sendo construído um circuito para que as grandes competições voltassem a Nurburgring. O traçado foi feito aonde ficava parte antiga parte Sul de Nurburgring. A nova pista possuía um comprimento de 4.5 Km com 12 curvas compondo seu traçado. Esse traçado acabou sendo usado algumas vezes pela Formula 1, sendo alternado entre GP da Europa e GP da Alemanha.
Nurburgring GP até 2001 |
Justo com a construção da nova pista, Nurburgring Nordschleife sofreu mais algumas mudanças para trazer o máximo de segurança aos pilotos que lá iriam correr. Essas mudanças continuam até hoje, sendo que o traçado de Nordschleife não é alterado desde 1984.
E ainda em 2002 foram feitas reformas no traçado do circuito que recebia o GP da Formula 1, sendo aumentado o comprimento para 5.1 Km e com 16 curvas. O circuito continua assim até os dias de hoje.
Nurburgring GP nos dias de hoje |
O Mito
Após toda essa aula de historia de Nurburgring, tenho que dizer que o que realmente impressiona nesse circuito é o traçado Norte. Ele com seus 22 Km de distancia e infinitas curvas. Nordschleife é usado hoje em dia por montadoras para testar os seus carros. Além do traçado ser liberado para pessoas normais em dias de Track Day. Você só precisa chegar com seu carro, assinar os termos, pagar o número de voltas que quer dar, e sair acelerando o seu carro pelas montanhas de Nurburg, mas cuidado, o Inferno Verde é muito traiçoeiro.
Além de fanáticos por carros, quem mais adora Nurburgring são as montadoras. Que além de usar a pista para testes, vivem em um confronto para ver quem consegue fazer o carro mais rápido a percorrer os 22 Km. Existem varias categorias é claro, de tipo de tração que o carro tem, tipo de carroceria, entre outras. E até mesmo desafios insanos, como conseguir dar uma volta completa em menos de 10 Min em uma van...
Porém o Green Hell está passando por dificuldades. Nurburgring está falida. Após uma gestão que foi muito mal feita, o circuito se afundou em dividas, o que obrigou o governo alemão a retirar o circuito das mãos dos seus antigos donos, e pegar o comando para si. Hoje em dia Nurburgring está em leilão, o governo alemão quer alguém que possa cuidar e pagar as dividas que o circuito possui. Por isso além de dinheiro, é preciso mostrar um projeto de como será comandado o complexo para gerar lucros.
Atual traçado completo, e a demonstração de aonde ficava o trecho Sul |
muito bom.
ResponderExcluirmuito bom.
ResponderExcluir