Seguindo o post que fiz a alguns dias sobre o Ken Block, hoje vou exemplificar um pouco mais sobre a técnica de pilotagem que é o Drift, e mostrar pilotagens alucinantes de alguns dos talentosos pilotos que praticam o drift, que por mais que algumas pessoas Old School achem uma forma idiota de pilotar, o drifting é uma técnica bem complicada de se aprimorar, Vamos lá!
O Começo
O Drift surgiu a muitos anos atras, mais exatamente em 1970. E resumindo bem o que seria o Drift, é a derrapagem controlada E quem mais poderia inventar algo tão louco, se não fossem os japoneses? Sim foram eles que inventaram o Drift, e podemos dizer que não foi algo proposital.
A primeira pessoa a fazer uso da técnica foi o piloto Kunimitsu Takahashi, que em 1970, em um campeonato de carros preparados, acabou fazendo uso do Drift ao entrar rápido demais em uma curva, puxar bruscamente o carro para dentro da curva, sentar o pé no fundo do acelerador, e deixar o carro escorregar a traseira e controlar a frente trazendo as rodas para o lado contrario da curva.
Esse é o resumo da técnica de Drift, ou pelo menos de uma das maneiras de se faze-la. Ao ler parece simples, mas é muito complexa, e as variáveis do movimento estão a todo momento mudando, é preciso estar sempre atento ao carro e a tudo que inclui a técnica, aceleração constante, grau de torção do volante, velocidade da derrapagem...
Como Faz?
Para fazer o Drift você precisa ter um carro de tração traseira ou tração integral. Se você possui um carro de tração dianteira nem tente fazer, você vai acabar dando de cara no muro. Isso tem um explicação simples, não tem como você controlar a derrapagem da traseira com um carro que não tracione nas rodas traseiras.
É possível perder a traseira de um carro com tração dianteira isso sim, mas o problema é que no momento que você pisar no acelerador, as rodas da frente começarão a tracionar, fazendo a traseira voltar para o lugar e impedindo o Drift. E se você pensar em não acelerar e deixar a traseira escapar, você vai acabar rodando, por isso não existe como fazer uma derrapagem controlada tento a tração nas rodas dianteiras. Carros de tração dianteira são ótimos para recuperação caso você perca a traseira e não queria rodar, como o vídeo a baixo mostra.
O modo mais simples é tendo um carro de tração traseira. A manobra é simples, mas complexa de se controlar. Basta você ir acelerando até a curva, reduza um pouco antes de entrar nela, vire o carro para o lado de dentro da curva, e agora pise no acelerador abruptamente. Essa manobra fará com que o carro perca a tração, as rodas traseiras irão começar a rodar mais que as dianteiras e o a traseira acabará saindo de lado. Nesse momento você vira o volante para o lado contrario da curva, e controla o acelerador, se tudo der certo, você terá o controle total do carro e ele estará fazendo uma derrapagem controlada como no vídeo.
Outra maneira é usando o freio de mão. Ele tem um papel muito importante no Drift, tanto para começar manobra, quanto para mante-la. O uso de freio de mão exige um pouco mais de pratica, pois se você segurar o freio de mão demais, o carro irá rodar, se segurar de menos, a traseira não sairá. O freio de mão é útil pois no momento que você o aciona, ele trava as rodas traseiras, isso em conjunto com o torção do volante fará com que você perca a traseira, mas lembre sempre de logo após a manobra virar o volante para o lado contrario da curva e acelerar para manter a derrapagem o máximo possível.
Isso tudo explicado até agora é mais fácil ser feito com um carro de tração traseira. Mas como já havia falado, é possível fazer também com carros de tração integral. A técnica a ser usada é a do freio de mão, pois por possuir tração nas quatro rodas é muito difícil de fazer o carro perder a traseira apenas acelerando. E por esse mesmo motivo, o controle durante a derrapagem é mais complicado pois se você não estiver de lado suficiente com o carro a tração integral fará o seu papel e trará o carro novamente pro traçado reto.
Para aprender o Drift é preciso tempo, paciência e um lugar seguro, nada de sair fazendo manobras assim pelas ruas da cidade. E como em tudo no automobilismo você só ficará bom nisso se treina-la repetidamente e exaustivamente. Nada de achar que é só pisar do acelerador, puxar o freio de mão e achar que vai sair fazendo curvas de lado e queimando pneu pelas curvas.
Existem pilotos de tanto treinar, ou talvez por ter talento mesmo, conseguem fazer coisas absurdas com o carro de lado, um deles é Ken Block. Mas e quem consegue fazer essas coisas com um caminhão de lado nas curvas? Isso mesmo um caminhão! Bom melhor do que falar é deixar vocês verem com os próprios olhos.
Hoje em dia existem inúmeras competições de Drift, e ele é um esporte com muitos fanáticos e admiradores. Não deixa de ser uma categoria do automobilismo e que cada dia cresce mais. E depois desse vídeo, não há nada mais a ser dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário